As esculturas/troféu criadas para o prémio APOM - Museu do Ano tiveram como referência criativa a escultura Biblioteca Specularis, concebida para a exposição coletiva "Within Light/Inside Glass, an intersection between Art and Science" realizada em Veneza em 2015.
A partir da escultura Biblioteca Specularis foram criadas 4 esculturas em vidro – série LUMINESCENT.MOUSEION.OPUS de base 20x20 cm e de altura variável (entre os 30 e 40 cm). Os materiais utilizados são os mesmos: vidro float (peças realizadas em vitrofusão, utilizando moldes), pedra talhada e azulejos do século XVIII. A particularidade surge de todas as 4 esculturas/troféus possuírem detalhes luminescentes, ou seja, terem incrustadas pedaços de vidro que, sob a luz ultravioleta, emitem luz de diferentes cores, consoante os óxidos usados.

Fernando Quintas

artista plástico, Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

“Os espelhos utilizados na base e numa das faces remetem para o facto de que os livros (e o conhecimento) serem sempre o resultado da influência de outros criadores, que, ao longo de milénios, deixaram testemunho da sua passagem por este frágil mas sublime planeta. Como o Ser Humano, frágil e resiliente ao mesmo tempo, Biblioteca Specularis é uma celebração do Conhecimento, da Arte, da Arquitetura e da singularidade das realizações humanas. ”

Este conceito inspirou a escolha deste troféu para simbolizar o Prémio de Melhor Museu Português. Materializa a visão e a missão dos Museus como lugares em que o tempo se transforma em espaço, em que o conhecimento e a arte se fundem numa experiência única de partilha.
Na essência do Troféu APOM está esta ideia de comunidade em que os Museus criam este elo em vidro, pedra e azulejo.
O Museu vencedor conserva o Troféu durante um ano. No final desse ano, uma das peças fica com o Museu e o Troféu é passado – recomposto com uma nova peça, representando a constante reinvenção e inovação dos Museus Portugueses – para o sucessor.

Calendário da Edição 2022

O prazo para a apresentação das candidaturas foi prolongado até 14 de março de 2022 | Deve incluir:
– Preenchimento obrigatório do formulário que está disponível neste link [aqui]. Os documentos de suporte à candidatura terão de ser submetidos no formulário. Por essa razão, recomendamos que prepare a sua candidatura e documentação de suporte antes de preencher o formulário.
Em caso de dúvida, por favor contacte o Secretariado dos Prémios APOM, através do email premios@apom.pt
Todas as dúvidas deverão ser colocadas por escrito e serão respondidas o mais rapidamente possível (até 48 horas).
descarregar regulamento
Precisa de ajuda?

Fale connosco.

    SEJA SÓCIO APOM

    Esperamos por si.

    SAIBA MAIS

    A Associação Portuguesa de Museologia foi fundada em 1965 com o objectivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.

    Junte-se a nós.

    CONTACTO

    Apartado 401
    EC Restelo
    1400 Lisboa
    T. 919 562 826
    Email: geral@apom.pt

    LINKS

    História
    Fazer-se sócio APOM
    Prémios APOM
    Newsletter
    Politica de Privacidade